Pesquisar este blog

sexta-feira, 3 de maio de 2013

Totalmente Justos

 
Neste momento, eu quero dar continuidade à resenha do Livro: O Verdadeiro Evangelho de Paul Washer, que já estamos no terceiro capitulo que tem como titulo: Completamente Justos. A base bíblica para antes de tudo me basear nos escritos a este artigo (vou tentar ser breve) está na Carta de Paulo aos Romanos, Capitulo terceiro, verso vigésimo quarto, que nos fala:

Sendo justificados gratuitamente pela sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus. (Romanos 3.24-25).

Acredito que, para se falar de justificação, não poderia deixar de falar também da redenção, pois o texto base nos mostra que a justificação e redenção andam juntas, através da imensurável e bondosa graça de Deus na pessoa de Cristo Jesus. Para iniciar, gostaria de lembrar ao amigo leitor que o termo justificação significa, de uma maneira bem pratica: declarar que alguém que era "culpado" seja agora declarado "inocente". E o significado do termo redenção significa: auxilio libertação e mesmo salvação. Indo direto ao ponto, toda a humanidade perante as Escrituras é declarada culpada aos olhos de Deus, pois o nosso primeiro representante, Adão, desobedeceu a Deus, e com isso, todos os seus descendentes foram contaminados com o pecado da desobediência.

Essa sistemática é bastante explorada pelo autor, pois, ele acredita, baseando-se nos textos bíblicos que os homens posteriores a Adão também padeceram e padecem do mesmo comportamento, sendo assim, Paul Washer concorda que todos os homens são pecadores por causa de Adão e posteriormente por praticarem os mesmos erros que ele. A responsabilidade de Adão é bem visível nos textos que ainda vamos ler, mas não podemos e nem deveríamos não nos enxergar neles. Se acreditarmos que Adão e Eva são os nossos primeiros pais, deveríamos concordar com os trechos a seguir:

E a Adão, {Deus} disse: Porquanto deste ouvidos à voz de tua mulher, e comeste da árvore de que te ordenei, dizendo: Não comerás dela, maldita é a terra por causa de ti; com dor comerás dela todos os dias da tua vida. Espinhos, e cardos também, te produzirá; e comerás a erva do campo. No suor do teu rosto comerás o teu pão, até que te tornes a terra; porque dela foste tomado; porquanto és pó e em pó te tornarás. (Gênesis 3.17-20).

O Senhor viu que a perversidade do homem tinha aumentado na terra e que toda a inclinação dos pensamentos do seu coração era sempre e somente para o mal (Gênesis 6:5).

Os pais não morrerão pelos filhos, nem os filhos pelos pais; cada um morrerá pelo seu pecado. (Deuteronômio 24.16).

Eis que em iniquidade fui formado, e em pecado me concebeu minha mãe. (Salmos 51:5).

Acredito que esses textos sejam claros!

A Escritura afirma: "todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus" (Romanos 3.23) e com isso não é excluído nem crianças, pois a mesma Escritura afirma: Até a criança se dará a conhecer pelas suas ações, se a sua obra é pura e reta. (Provérbios 20.11). Então? Percebemos agora a nossa verdadeira situação? A nossa verdadeira situação é bem delicada! A escritura afirma que todos os homens um dia de suas vidas já fomos inimigos de Deus e tantos outros adjetivos "Sendo murmuradores, detratores, aborrecedores de Deus, injuriadores, soberbos, presunçosos, inventores de males, desobedientes aos pais e às mães"; (Romanos 1:30). A escritura afirma que todos os homens são pecadores por causa de Adão e assim cometem os mesmos erros que ele! A Bíblia afirma que somente um homem viveu uma vida que de fato agradou a Deus, a saber, Jesus Cristo "O qual não cometeu pecado, nem na sua boca se achou engano". (1 Pedro 2:22).Mas? Será mesmo que não exista em toda a terra algum exemplo de retidão plena que não seja Jesus? Será mesmo que eu sou pecador por causa de Adão? Será mesmo que a Escritura fala a verdade sobre as minhas ações?

Meu querido, essa hora é essencial você refletir! Refletir nas passagens das Escrituras e não nas minhas conjecturas poéticas e filosóficas. Se você não estiver entendendo os textos da Bíblia você pode pedir a Deus que Ele te ajude a entender "Se algum de vocês tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá livremente, de boa vontade; e lhe será concedida" (Tiago 1.5). Para lhe ajudar a entender, lembre-se! Nenhum homem é isento de falhas! Nenhum homem pode afirmar que não cometa pecado! A Bíblia também fala sobre isso, lá no final dela, na Primeira Carta de João, que diz: Se dissermos que não temos pecado, enganamo-nos a nós mesmos, e não há verdade em nós. Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça. (1º João 1:8-10).Percebemos agora que a nossa verdadeira situação é muito delicada? Contudo, existe esperança, até mesmo para os homens! Ou seja, existe esperança para nós!

A Bíblia declara:

Portanto, da mesma forma como o pecado entrou no mundo por um homem, e pelo pecado a morte, assim também a morte veio a todos os homens, porque todos pecaram; {mas} Não se pode comparar a dádiva de Deus com a consequência do pecado de um só homem: por um pecado veio o julgamento que trouxe condenação, mas a dádiva decorreu de muitas transgressões e trouxe justificação, Se pela transgressão de um só a morte reinou por meio dele, muito mais aqueles que recebem de Deus a imensa provisão da graça e a dádiva da justiça reinarão em vida por meio de um único homem, Jesus Cristo. {...} Deus demonstra seu amor por nós: Cristo morreu em nosso favor quando ainda éramos pecadores. Como agora fomos justificados por seu sangue, muito mais ainda seremos salvos da ira de Deus por meio dele! Se quando éramos inimigos de Deus fomos reconciliados com ele mediante a morte de seu Filho, quanto mais agora, tendo sido reconciliados, seremos salvos por sua vida! Logo, assim como por meio da desobediência de um só homem muitos foram feitos pecadores, assim também, por meio da obediência de um único homem muitos serão feitos justos. Afim de que, assim como o pecado reinou na morte, também a graça reine pela justiça para conceder vida eterna, mediante Jesus Cristo, nosso Senhor. (Romanos 5.12,16-17, 8-10, 19,21).

Se você realmente entendeu essa mensagem, se alegre meu irmão! Se alegre minha irmã! Tanto eu quanto você fomos declarados justo perante os santos olhos de Deus! Através da infinita graça de Deus, Ele escolheu a mim e a você! Ele perdoou o meu o seu pecado. Ele fez com que entendêssemos as Boas Novas e assim nos pautássemos por ela pra o louvor de Deus e cada dia através de confissões de arrependimento, gratidão e misericórdia, realizando o ide e cumprindo o querer de Deus que está nas escrituras, somos confirmados pelas escrituras que fomos remidos ou como disse no inicio, fomos salvos, pela providencia de Deus...

Para Paul Washer, a providencia de Deus na salvação dos crentes é tão visível que ele afirma: O texto nos diz: “sendo justificados gratuitamente, por sua graça”. Paulo está sendo redundante ao falar que somos justificados gratuitamente pela graça, a fim de nos mostrar que a justificação é um presente. O cristão é justificado sem motivo algum. Isso significa que você̂ não deu a Deus absolutamente qualquer motivo para Ele declará-lo justo. “Eu não sei por que Deus me salvou”, cantam alguns. Eu posso lhe dizer isso: “Não foi por causa de você, mas apesar de você̂”. Que mérito Deus viu em mim? Absolutamente nenhum! Paulo nos mostra que Ele nos declarou justos, embora não déssemos motivo algum para que Ele assim fizesse. Ele nos justifica sem motivo, por Sua graça.

"No momento em que o pecador olha para Jesus, com fé salvífica, aquele pecador é declarado legalmente justo e correto diante de Deus. Na verdade, “justificação” é um termo forense, retirado do campo do direito. Deus, o Juiz, inclina Seus olhos para um pecador que colocou sua fé em Cristo e declara que aquele pecador é legalmente justo diante Dele". (Paul Washer).

Então? A que conclusão chegamos?

Que não participamos da nossa própria salvação! Tudo é obra do nosso soberano Senhor Deus na pessoa de Cristo Jesus! Se alegre! Alegre-se muito!  Deus é justiça e justificação nossa pela graça dEle através do sangue de Jesus na Cruz. Eu prometi ser breve mais não consegui. Mas, desejo do fundo do meu coração que você possa entender e possa concordar com o que foi escrito aqui...

Nenhum comentário:

Postar um comentário