Pesquisar este blog

domingo, 12 de maio de 2013

Irmãos, não faleis mal uns dos outros


Irmãos, não faleis mal uns dos outros. Quem fala mal de um irmão, e julga a seu irmão, fala mal da lei, e julga a lei; e, se tu julgas a lei, já não és observador da lei, mas juiz. Há só um legislador que pode salvar e destruir. Tu, porém, quem és, que julgas a outrem? (Tiago 4:11-12).

Muitos podem pensar que os evangélicos se baseiam somente e exclusivamente pelo Novo Testamento ou mesmo como outros afirmam: "vivemos na graça" mas, esses se enganam e enganam a muitos! Se entendermos bem as Escrituras, perceberemos que o Antigo Testamento é de fundamental importância para os crentes e Igrejas pois a partir dele, podemos explicar a qualquer pessoa e em especial aos irmãos crentes em Jesus quem foi que criou os céus e a terra! Nele encontramos quem criou o homem! Nela encontramos aonde se inicia os problemas da humanidade! E também encontramos nesse pedaço da Bíblia o inicio da história de redenção da Igreja do Deus Vivo! É tudo no Antigo Testamento! Temos como cristãos um dever com as Escrituras! Devemos observa-la de uma maneira integral, pois os seus textos se complementam e nos esclarecem a orientação do Senhor Deus.

Então? Aonde eu quero chegar? É simples! Devemos nos submeter a Lei!

Não se assuste meu irmão e nem se assuste minha irmã! Não faço aqui nenhuma apologia as praticas cerimoniais de purificação da Lei! Não estou fazendo aqui nenhuma defesa dos costumes liturgias da Lei! Não estou aqui afirmando que devemos obedecer aos costumes de justiça própria e de justificação pelas nossas ações e não estou afirmando aqui que devemos obedecer a costumes que foram outorgados aos Hebreus e somente a eles mas estou aqui afirmando que a plena orientação de Deus está na Lei e devemos obedecer a Lei em conformidade com a Nova Aliança. Devemos obedecer a Lei e enxergar nela as ordenanças que estão em conformidade com a Cruz de Jesus pois os demais, são orientações liturgias, cerimoniais que foram totalmente abolidas, e outras substituídas pois o véu do santuário foi rasgado de cima para baixo e assim não existe mais necessidade de qualquer sacrifico, ou qualquer costume cerimonial de purificação. Sabe por que? Jesus meus irmãos, realizou o querer de Deus na Lei por todos os membros de sua Igreja! Na Cruz! Na Cruz! Na Cruz Jesus realizou o que ninguém poderia realizar e por causa da obediência de Jesus, nem eu e você deveríamos nos sujeitar a praticas de purificação ou de auto justificação perante Deus! Jesus fez isso por nós...Bem, depois de entendido isso, eu quero falar sobre o texto de Tiago!

O texto diz: Irmãos, não faleis mal uns dos outros. Quem fala mal de um irmão, e julga a seu irmão, fala mal da lei, e julga a lei; e, se tu julgas a lei, já não és observador da lei, mas juiz. Há só um legislador que pode salvar e destruir. Tu, porém, quem és, que julgas a outrem? (Tiago 4:11-12).É bem simples! Enxergando a orientação da Escritura:

Disse-lhe ele: Quais [Sãos os mandamentos]? E Jesus disse: Não matarás, não cometerás adultério, não furtarás, não dirás falso testemunho; (Mateus 19:18).

Não dirás falso testemunho contra o teu próximo. (Êxodo 20:16).

Não dirás falso testemunho contra o teu próximo. (Deuteronômio 5:20).

Tu sabes os mandamentos: Não adulterarás; não matarás; não furtarás; não dirás falso testemunho; não defraudarás alguém; honra a teu pai e a tua mãe. (Marcos 10:19).

Sabes os mandamentos: Não adulterarás, não matarás, não furtarás, não dirás falso testemunho, honra a teu pai e a tua mãe. (Lucas 18:20).

Não admitirás falso boato, e não porás a tua mão com o ímpio, para seres testemunha falsa. (Êxodo 23:1).

Com efeito: Não adulterarás, não matarás, não furtarás, não darás falso testemunho, não cobiçarás; e se há algum outro mandamento, tudo nesta palavra se resume: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo. (Romanos 13:9).

É bem claro, não é? Tudo isso aí em cima é a Escritura falando a mim e a você, que não deveríamos falar mal de nenhum irmão! E se fazemos isso, não é nenhuma surpresa a Deus! Mas é pecado! E essa ordenança pode ir muito além das quatro paredes da Igreja! Não podemos falar mal de ninguém! Pois? Sendo evangélicos ou não, sendo justificados ou não, sendo novas criaturas ou não! Todos os seres são a Imagem e semelhança do único e verdadeiro Deus (Gênesis 1:26). E nunca deveríamos nos esquecer de um detalhe horripilante! "E [Jesus] vos vivificou, estando vós mortos em ofensas e pecados, (Efésios 2:1) E, quando vós estáveis mortos nos pecados, e na incircuncisão da vossa carne, (Jesus) vos vivificou juntamente com ele, perdoando-vos todas as ofensas (Colossenses 2:13).Lembremos-nos! Ainda somos imperfeitos! Anda estamos mortos em nossas muitas ofensas contra Deus! A nossa consciência foi esclarecida pela Espirito mas ainda lutamos contra nós mesmos para realizar a vontade de Deus! Ainda não estamos revestidos de gloria! Ainda somos pecadores! É verdade, fomos justificados, mas continuamos pecando! Ainda somos pecadores e totalmente desmerecidos de bondade, boas obras, iniciativa de alguma coisa correta e mesmo temor! Se algum indivíduo realiza alguma coisa boa, isso inclui os Evangélicos, essa realização veio em primeiro lugar de Deus! Sempre devemos enxergar isso!

Voltando ao raciocino! E terminando!

Não podemos falar mal de ninguém! Pois, somos semelhantemente errantes! Sejam aos praticantes de outra religião! Sejam aos homossexuais! Sejam aos bandidos e malfeitores deste Brasil! Porque? Porque somos tão sujeitos aos mesmos erros que eles! A Escritura afirma: Pois quê? Somos nós mais excelentes? De maneira nenhuma, pois já dantes demonstramos que, tanto judeus como gregos, todos estão debaixo do pecado; (Romanos 3:9).

Lembrem-se:

Desnudar o pecado é um papo completamente o oposto de falar mal de outrem! Devemos enxergar primeiro em nós mesmo o que é errado e depois ir aos outros, tentar os ajudar! Não vamos nos omitir! Como Cristãos, devemos aborrecer o pecado! Mas, Assim como Deus nos ensina, devemos demonstrar amor...quer com quem seja!

Se alguém entre vós cuida ser religioso, e não refreia a sua língua, antes engana o seu coração, a religião desse é vã. (Tiago 1:26)

Mas nenhum homem pode domar a língua. É um mal que não se pode refrear; está cheia de peçonha mortal. (Tiago 3:8)

Então? O há de serie feito? Ore a Deus! Só Ele pode me e te ajudar! Somente é Ele que nos mostra a verdade! Ore esse Salmo:

Põe, ó SENHOR, uma guarda à minha boca; guarda a porta dos meus lábios. (Salmos 141:3).

Nenhum comentário:

Postar um comentário