Pesquisar este blog

quarta-feira, 13 de março de 2013

João Calvino, o teólogo da Palavra e do Espírito

Continuação da resenha do Livro - Pensadores Cristãos - Calvino de A a Z



João Calvino, o teólogo da Palavra e do Espírito. 
 
Ele {Calvino} viveu 54 anos, 10 meses e 17 dias, e dedicou metade de sua vida ao sagrado ministério. Ele tinha estatura mediana; a aparência sombria e pálida; os olhos brilhantes até mesmo na morte, expressando a agudez da sua compreensão.  (Theodoro Beza).

De acordo com Hermistem Costa, a grande diferença de Calvino para outros reformadores era a sua formação teológica. Calvino dominava os manuais clássicos de exegese bíblica do período e as expressava de uma maneira simples, deixando assim, atrevo-me a dizer, a sua marca registrada.

A FORMAÇÃO DE CALVINO

De uma origem humilde, João Calvino nasceu em 10 de Julho de 1509, em Noyon. Aos cinco anos de idade, a sua mãe é acometida de enfermidade e vem a óbito. Em 1521, Seu pai, Gérard Cauvin, querendo o progresso dos filhos, aproveita de sua amizade com o bispo de Noyon e consegue um beneficio eclesiástico para que os filhos possam estudar na escola da capela e Calvino recebe seus primeiros ensinamentos juntamente com os garotos das famílias nobres.

Com o passar dos anos, Calvino passa por uma pequena imensidão de boas escolas: College de La Marche, Collège de Montaigu, Irmandade da Vida em Comum, Universidade de Orléan e Bourges, Paris e etc...tal educação o permitiu transitar pelos corredores  das mais diversificadas rodas acadêmico-teológicas   

Em 1523, Calvino recebeu seu treinamento para ser sacerdote.

Em 1524, Calvino se destaca no estudo da gramática.

Em 1528, com 19 anos de idade, Calvino havia concluído o curso de artes e anos mais tarde, com apenas 22 anos seria condecorado com o diploma de Doutor em Direto pela conceituada Universidade de Orléan.

Em 1529, Calvino resigna a capelania de La Gesine em favor de seu irmão mais novo, Antoine e em cinco de Julho do mesmo ano, ele trocou de emprego.  

Em 1533, depois de muitas outras escolas e graduações, Calvino é convidado pelo Reitor da Universidade de Paris, seu amigo, Nicolás Cop, e o ajudou na elaboração de seu tradicional discurso na Igreja dos Maturinos. O texto recitado instigava a um novo pensamento e também a uma nova visão de Igreja afirmando que a Igreja Católica deveria passar por um REFORMA! A resposta dói imediata! Tiveram que fugir do local e de suas cassas e na medida do possível não retornar por um bom tempo.

Tendo com isso, o estopim da Reforma Protestante deu o seu inicio na França, comandada por nada menos, João Calvino!

Como o próprio Calvino afirmava:

"Quando eu era ainda bem pequeno, meu pai me destinou aos estudos de teologia. Mais tarde, porém, ao ponderar que a profissão jurídica comumente promovia aqueles que saíam em busca de riquezas, tal prospecto o induziu a subitamente mudar o meu proposito. E assim aconteceu de eu ser afastado do estudo de filosofia e encaminhado aos estudos da jurisprudência. A essa atividade me diligenciei a aplicar-me com toda a fidelidade, em obediência a meu pai; mas Deus, pela secreta providencia, finalmente deu uma direção diferente ao meu curso".  

Nenhum comentário:

Postar um comentário