Pesquisar este blog

quarta-feira, 20 de março de 2013

A Extrema Pecaminosidade Humana


Continuação da Resenha do Livro – O Verdadeiro Evangelho - Paul Washer
 

 
Capitulo 1 - A Extrema Pecaminosidade Humana
 
Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus; (Romanos 3:23)
 
          Paul Washer inicia o texto dizendo: "A primeira coisa que Paulo diz é: ''Por que todos pecaram"! A palavra "Pecado" significa literalmente "errar o alvo". No caso do ser humano, nós não apenas erramos o centro do alvo, mas falhamos em acertar qualquer parte dele. Nós erramos o alvo por completo, quer seja em obedecer à lei de Deus, em permanecer na vontade de Deus ou em glorificar o nome de Deus".
 
          "Todos pecaram! Por que não trememos diante disso? É por que não sabemos como essa é uma realidade terrível. Nós não temos consciência do quanto temos pecado, do mesmo modo como um peixe não sabe o quanto está molhado. Nós nascemos no pecado, nós fomos concebidos no pecado, nós nascemos num mundo caído em pecado e a única coisa que nós conhecemos é o pecado". 
 
         O Salmista declara: "Nós pecamos como os nossos pais, cometemos a iniquidade, andamos perversamente. (Salmos 106:6)". Moises declara: "E viu o SENHOR que a maldade do homem se multiplicara sobre a terra e que toda a imaginação dos pensamentos de seu coração era só má continuamente.(Gênesis 6:5)". O Apóstolo Paulo declara: "Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus; (Romanos 3:23)".  E mais uma vez Paulo declara: "Pelas quais coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência; (Colossenses 3:6)".
 
         Quer sejam homens ou quer sejam mulheres - quer sejam ateus quer sejam cristãos - todos - todos nós cometemos uma infinidade de pecados todos os dias, meses e anos! A nossa capacidade de pecar se não fosse limitada pela graça comum de Deus seria infinita! A nossa capacidade de desobedecer a Deus é uma característica bem peculiar e "coitados" daqueles que ainda não se enxergaram tão errantes para com Deus!
 
         Ao considerar o objetivo do livro de Romanos, em especial aos seus primeiros três capítulos, vemos  que o texto nos orienta a procuramos "desistirmos de qualquer esperança de melhora da nossa natureza"! O texto inspirado nos orienta a não procuramos em nossa natureza pecadora qualquer boa característica como: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança! Deveríamos é pedir a Deus misericórdia! Devemos muito a Deus! Entendendo o quanto de pecadores somos fica mais fácil entender o tanto de favor que foi derramado em nosso favor pelo sacrifício de Jesus na cruz do calvário. Entendendo bem o nosso atual estado perante Deus, entendemos o evangelho! 
 
          Se contrapondo ao verdadeiro evangelho estão os propagadores de um evangelho diferente daquele que as escrituras revelam ! Nesse evangelho os homens não necessitam entenderem a verdade de suas depravações ao invés disso esses propagadores estimulam milhares de pessoas a professorem um evangelho no qual o maior foco de Deus são elas mesmas e as suas vontades! Deus para esses mercadores é um "bom velhinho" que se deixa ser manipulado por palavras de ordem em nome de Jesus! Para esses mercadores, o alvo do espirito santo não é esclarecer o enganoso coração dos eleitos! Mas fazer prosperar aqueles que confessam essa crença!
 
         Mas afinal, "por que o pecado é algo tão terrível? É por que é cometido contra Deus!" Como podemos não tremer diante disso? É por que não compreendemos o que isso significa! E por que não sabemos o qual glorioso e bendito Deus é! É uma coisa terrível quando percebemos contra Quem nós pecamos"!
 
         "Você percebe o qual perverso é o nosso pecado?" Ora, se fossem apenas atos, nossa condição já seria terrível o suficiente. todavia, o pecado vai mais fundo no coração humano. O ser humano não simplesmente comete pecados; ele é nascido no pecado. Nós somos podres e corrompidos desde o inicio. "E viu o SENHOR que a maldade do homem se multiplicara sobre a terra e que toda a imaginação dos pensamentos de seu coração era só má continuamente.(Gênesis 6:5)". Nos pecamos porque nascemos pecadores! Nós desagradamos a Deus por que gostamos de desagradar Aquele que nós deu e nos dá folego de vida!
 
           "Eis algo aqui que precisamos entender: Hitler não foi uma anomalia. Hitler não foi um fenômeno extraordinário; Hitler foi o que cada frequentador dos cultos dominicais tem o potencial de ser. E não somente isso! Mesmo em toda a sua maldade, Hitler ainda era restringido pela graça comum de Deus. E precisamos reconhecer isto: quando não éramos convertidos, se não fosse pela graça comum de Deus nos restringindo, nós faríamos com que Hitler parecesse um coroinha"!.
 
           "A primeira coisa que devemos abraçar é que todos os homens nascem em pecado e entregues ao pecado, e esse é o motivo de todos os homens nascerem odiando a Deus. Absolutamente todo homem odiou a Deus em seu estado não convertido, por que as Escrituram declaram que: Sendo murmuradores, detratores, aborrecedores de Deus, injuriadores, soberbos, presunçosos, inventores de males, desobedientes aos pais e às mães; (Romanos 1:30); e também declara: "Entre os quais todos nós também antes andávamos nos desejos da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos por natureza filhos da ira, como os outros também. (Efésios 2:3)"" Como podemos afirmar que amamos a Deus desde pequenos!?
 
Finalizando;
 
        "Mas todos nós somos como o imundo, e todas as nossas justiças como trapo da imundícia; e todos nós murchamos como a folha, e as nossas iniquidades como um vento nos arrebatam.  E já ninguém há que invoque o teu nome, que se desperte, e te detenhas; porque escondes de nós o teu rosto, e nos fazes derreter, por causa das nossas iniquidades. (Isaías 64:6-7)"
 
Creio que já sejam letras suficientes para entendermos que a nossa existência é permeada por ações contrarias a vontade de Deus! Peço a Deus que confirme em seu coração a nossa verdadeira condição perante Deus e peço a Ele que Ele confirme a sua bondade em sua vida - Pois, o nosso Deus é um Deus Justo - Odeia o pecado, Odeia os pecadores mas por um ato superior de misericórdia - esse Deus justo escolheu acolher nEle alguns pecadores - pecadores esses - todos - pecadores - para serem perdoados de seus pecados e comissionados a anunciarem as boas novas deste Deus Justo e misericordioso....

Nenhum comentário:

Postar um comentário