Pesquisar este blog

sábado, 16 de março de 2013

A Conversão de Calvino

Resenha Do Livro – Pensadores Cristãos: Calvino de A a Z – Hermisten Costa - Continuação

 

Conversão de Calvino

De acordo com os escritos de Hermisten Costa, não temos algum episodio narrado e datado nos mostrando qual seria o dia da conversão do Reformador João Calvino. O mesmo, em seus dias, não costumava nem mesmo falar da sua própria vida particular – contudo – o próprio anuncia o seguinte:
 
“A todos os que amam a Jesus Cristo e a seu evangelho”
 
Os estudiosos afirmam que essa seria a primeira declaração publica de Calvino mostrando assim que haveria sido convertido por Deus ao protestantismo. Outros afirmam que por volta de 1532 e 1534, em Orléans ou Paris, Calvino teria sido esclarecido por Deus do seu estado.
 
 O próprio anuncia o seguinte, no inicio dos seus trabalhos de resenha dos livros dos Salmos;
 
“Inicialmente, visto eu me achar tão obstinadamente devotado às superstições do papado, para que pudesse desvencilhar-me com facilidade de tão profundo abismo de lama, Deus, por um ato súbito de conversão, subjugou e trouxe minha mente a uma disposição suscetível, a qual era mais empedernida em tais matérias do que se poderia esperar de mim naquele primeiro período de minha vida”.
 
Bem, não é querendo comparar a conversão de Saulo de Tarso com João Calvino, mas as suas declarações a cerca das suas conversões a meu ver são bem próximas, pois:
 
“A mim, que dantes fui blasfemo, e perseguidor, e injurioso; mas alcancei misericórdia, porque o fiz ignorantemente, na incredulidade. (1 Timóteo 1:13)”.
 
“Resta, irmãos meus, que vos regozijeis no Senhor. Não me aborreço de escrever-vos as mesmas coisas, e é segurança para vós. Guardai-vos dos cães, guardai-vos dos maus obreiros, guardai-vos da circuncisão; Porque a circuncisão somos nós, que servimos a Deus em espírito, e nos gloriamos em Jesus Cristo, e não confiamos na carne. Ainda que também podia confiar na carne; se algum outro cuida que pode confiar na carne, ainda mais eu: Circuncidado ao oitavo dia, da linhagem de Israel, da tribo de Benjamim, hebreu de hebreus; segundo a lei, fui fariseu; Segundo o zelo, perseguidor da igreja, segundo a justiça que há na lei, irrepreensível. Mas o que para mim era ganho reputei-o perda por Cristo. E, na verdade, tenho também por perda todas as coisas, pela excelência do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor; pelo qual sofri a perda de todas estas coisas, e as considero como escória, para que possa ganhar a Cristo, E seja achado nele, não tendo a minha justiça que vem da lei, mas a que vem pela fé em Cristo, a saber, a justiça que vem de Deus pela fé; Para conhecê-lo, e à virtude da sua ressurreição, e à comunicação de suas aflições, sendo feito  conforme à sua morte; Para ver se de alguma maneira posso chegar à ressurreição dentre os mortos.  (Filipenses 3:1-11)”.
 
Tanto o Apostolo Paulo quanto o Reformador João Calvino foram confrontados com o esclarecimento divido por parte de Deus. Confirmando assim a eleição dos mesmos bem antes da fundação do mundo. O Reformador francês declara:
 
“Contrariado com a novidade, eu ouvia com muita má vontade e, no inicio, confesso, resisti com energia e irritação por que foi com a maior dificuldade que fui induzido a confessar que, por toda minha vida, eu estive na ignorância e no erro”.
 
Os estudiosos concluem que a vida de Calvino não fora antes em completa dissolução de padrões morais mas pelo contrario, sempre na “contra mal da verdade” contudo, Deus o elegeu filho dEle, e o trabalho de conversão é do próprio Deus, sendo Ele, soberano, escolhe quem Ele quer e o faz entender a verdade, com isso, Schaft observa: “foi uma transformação do Romanismo para o Protestantismo, da superstição papal para a fé Evangélica, do tradicionalismo escolástico para a simplicidade bíblica”.
 
Finalizando;
 
Acredito que para aqueles que também passaram por essa situação de serem confrontados pelas verdades bíblicas, somente nos resta descansarmos nessas verdades absolutas! O nosso Deus é o Deus que converte os errantes sem salvação em arrependidos errantes! E com o beneficio da providencia de Deus, a saber, o sacrifício vicário de Jesus na cruz, temos essa esperança! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário