Pesquisar este blog

quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Reflexões de um neófito: Livro dos Salmos: [4/150] - Salmo 04


"Responde-me quando clamo, ó Deus da minha justiça; na angústia, me tens aliviado; tem misericórdia de mim e ouve a minha oração" [Verso 01]

O salmista não passava por bons momentos; assim como no salmo 03, o Rei de Israel passava por outros problemas [militares, familiares]; mas a diferença, é que esses problemas o deixavam angustiado; e infelizmente, muitos dos nossos problemas [familiares, afetivos, financeiros, relacionais e etc.], também nos deixam angustiados; Existe uma preciosa lição para aprendermos nesse capitulo; em primeiro lugar, no verso 03, que diz:

"Sabei porém, que o Senhor distingui para si o piedoso; o Senhor me ouve quando eu clamo por ele".

O Senhor nosso Deus separou para si os santos [equivalente de piedosos]; Sabemos que não existiu além de Cristo nenhuma outra pessoa que fosse [de verdade] santa; e é ai que entra o salmista Davi! Ele afirma que o Senhor o ouve e o responde! sabemos que o Rei Davi de "santo" não tem absolutamente nada! E é esse o primeiro grande ensinamento deste salmo: foi o próprio Deus quem o considerou piedoso! Foi Deus, e não a habilidade de Davi, que o considerou piedoso [santo] perante Deus! Deus escolheu separar para si mesmo um povo! A Lei afirma isso:

"E porei o meu tabernáculo no meio de vós, e a minha alma de vós não se enfadará. E andarei no meio de vós, e eu vos serei por Deus, e vós me sereis por povo. Eu sou o Senhor vosso Deus, que vos tirei da terra dos egípcios, para que não fôsseis seus escravos; e quebrei os timões do vosso jugo, e vos fiz andar eretos"  [Levítico 26:11-13]

Para ser bem sincero, eu acredito que o Rei Davi, em plena angustia, se lembrou da aliança de Deus com o povo de Israel; se lembrou que foi da iniciativa do próprio Deus, desejar ser o Deus de Israel e do povo de Israel ser o seu povo! Meus irmãos, a aliança do Senhor não foi desfeita! Nós [a Igreja] somos o povo que o próprio Deus separou para Si! Não porque mereçamos, mas, porque ELE quis! Acredito, do fundo do meu coração, que o Rei Davi encontrou consolo nessa maravilhosa verdade! Em meio a angustia, devemos descansar em Deus! Ele nos escolheu! Ele é o nosso Deus!

Como ação pratica, façamos como o Rei Davi fez:

"Irai-vos e não pequeis; consultai no travesseiro o coração e sossegai". [Verso 04]  

"Oferecerei sacrifícios de justiça e confiarei no Senhor". [Verso 05]

"Em paz me deito e logo pego no sono, porque, Senhor, só TU me fazes repousar seguro". [Verso 08]

Meus irmãos; acredito que a aplicação seja:

Sosseguemos o nosso angustiado coração! Pois, o Senhor nos separou para ELE mesmo! Ele é o nosso consolo em momentos de angustia! Ofereçamos ao Senhor, nosso DEUS, um culto agradável, coerente a ELE! E sempre, confiemos nEle! Repousemos o nosso angustiado coração; pois, é o Senhor que nos faz descansarmos em lugares seguros.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário