Pesquisar este blog

segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Reflexões de um neófito: Livro dos Salmos: [5/150] - Salmo 05




Continuando os estudos no Saltério; agora no Capítulo 05; desejo refletir junto cm vocês em algumas das mais assustadoras verdades da Bíblia; o nosso Deus é um Deus BOM; nosso Deus é um Deus JUSTO; nosso Deus é um Deus SANTO; meditando nessas verdades [pela limitada ótica que tenho], acredito que possamos  compreender o porque do Salmista Davi ser chamado de Homem segundo o coração de Deus. Nesse salmo, assim como nos anteriores [Salmos 3 e 4], apresentam o Rei Davi em uma situação nada confortável; Situações essas que já o deixaram aflito e angustiado; conflitos internos e externos; problemas familiares; militares; e por ai vai...

O texto inicia com uma prece de Davi; rogando ao Senhor Deus que ouvisse a sua oração; Davi acreditava que o Senhor é um Deus pessoal; Um Deus misericordioso; não um Deus indiferente; mas um Deus que ouviria; ele acreditava que Deus supria as suas necessidades; necessidades essas que o próprio Davi declara ser intimas; O salmista continua a sua oração elencando peculiaridades de Deus; Ele afirma que o Senhor Deus, não é um Deus que tem alegria na iniqüidade, na maldade, na mentira e na arrogância dos homens; muito pelo contrario; o salmista chega a declarar que Deus ODEIA, DETESTA e DESTRUIRÁ, todos aqueles que fazem essas coisas! 

E porque devemos concordar com isso? É porque o Senhor Deus, é um Deus Santo, Justo e Bom! 

Vamos compreender! Se Ele é santo, Ele é contra tudo e todos que são corruptos! Se Ele é justo, então, Ele é contra tudo e todos que são injustos! E se Ele é bom, então, Ele é contra tudo e todos que são maus;

Após Davi elencar esses assustadores atributos de Deus, ele declara, [a meu entender], uma das mais lindas declarações de fé de todos os tempos; Ele afirma, no verso sete e no inicio do verso oito, que: 

"Eu, porém, posso entrar em tua casa, por causa de tua grande graça e amor; eu me curvarei diante de teu santo templo, em reverencia a Ti. Guia-me, Adonai, em tua retidão".

O Rei Davi considerava-se um homem que tinha alegria na iniquidade; um homem sanguinário; que praticava o mal; um homem arrogante e mentiroso; e nisso encontramos a GRAÇA de Deus na declaração acima [verso 7-8]; Embora Davi fosse um homem digno do ÓDIO, da DESTRUIÇÃO e do DESDEM de Deus! Pela grande GRAÇA de Deus e pelo grande AMOR de Deus, ele [Davi] pode entrar e adorar ao Senhor! E desses versos, eu tiro o seguinte aprendizado; Davi entendeu a profundidade do abismo que separa os homens de Deus. Davi entendeu, que somente pela GRAÇA e pelo AMOR de Deus,os homens podem entrar na presença de Deus, e o adorar; Davi entendeu que o Senhor Deus é um Deus SANTO, JUSTO E BOM! Davi entendeu que Deus DETESTA, ODEIA e vai DESTRUIR todos aqueles que praticam o mal! Davi entendeu que ele era um desses que mereciam essas atrocidades, mas, por um ato de soberania, misericórdia, Deus permitiu que ele o adorasse.

Nós somos assim; seres merecedores da ira de Deus! Seres que desagradam a Deus; seres que se embriagam de iniquidade! Seres que se vestem de maldade! Seres arrogantes e mentirosos! Seres indesculpáveis perante Deus! Mas, pela graça e pelo amor de Deus, pelo sangue de Cristo na CRUZ, nós podemos entrar na presença do Senhor e o adorar. 

Entendendo essas características do nosso Deus, podemos enxergar o quanto nós [a Igreja do Senhor] somos privilegiados! Privilegiados, porque não receberemos o juízo adverso do Senhor Deus! Privilegiados, porque Cristo Jesus recebeu em nosso lugar! Privilegiados, porque Cristo Jesus nos levara [limpos de todos os nossos pecados] a presença de Deus....

Nenhum comentário:

Postar um comentário