Pesquisar este blog

sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Reflexões de um neófito: Livro dos Salmos: [3/150] - Salmo 03



Analisando algumas verões e comentários bíblicos (ARA, NVI, Judaica e Rota 66) percebo que nesse salmo, encontraremos diversos temas; como a soberania de Deus, incapacidade humana em meios aos problemas, depravação do homem, confiança [fé] em Deus; imprecação de Davi em meio aos inimigos, e por ai vai; Esse salmo é conhecido por ser um das orações imprecatórios de Davi; orações essas, que o salmista [Rei de Israel] em meio aos muitos problemas [de ordem militar e familiar], reconhece a sua limitação em resolve-los e intercede que o Senhor Deus o proteja e também, destrua os seus inimigos. 

No inicio do terceiro capitulo do saltério, o salmista Davi declara [em meio ao desespero] ao Senhor, a quantidade de inimigos que acumulou em seu reinado; dependendo da versão analisada, podemos encontrar as seguintes expressões: "incontáveis, numerosos, são muitos"; neste ponto, podemos entender o quão desesperado o Rei Davi poderia se encontrar; e se formos um pouquinho mais para o contexto deste salmo, perceberemos que Davi estava em guerra não só contra os exércitos além de Sião, mas, contra o seu próprio filho, Absalão. Acredito, que se trazermos para os nossos dias, esse triste cenário, muitos poderiam [assim como Davi] está desesperados; pois, os seus problemas [de ordem externa e interna] só aumentam; e nada [aparentemente] acontece para conter o mesmo; vemos então, por entendermos o contexto da antiguidade e a comparação com os nossos dias a nossa incapacidade de resolver os nossos próprios problemas.   

Todavia; em meio ao desespero; em meio a guerra contra o seus inimigos e contra os de sua própria casa; o salmista nos ensina preciosas lições; Entendendo a realidade [a sua limitação], Davi afirma [no verso 03], que o Senhor Deus quem de fato é, o responsável pela sua proteção; que é o Senhor Deus, [versos 5-6], o responsável pelo seu sustento diário; que é o Senhor Deus, [no verso 08], o verdadeiro responsável pela sua salvação; Meus irmãos; o Senhor nosso Deus, permitiu, pela sua soberania, que o Rei Davi passasse por esses problemas; muitos de nós, passamos por outros milhares de problemas; claro, que muitos dos nossos problemas não podem ser comparados aos problemas que o Salmista passava, mas, muitos dos nossos problemas nos tiram o sossego e nos levam ao desespero, assim como Davi estava;  a solução que o Rei de Sião encontrou, foi reconhecer em ORAÇÃO a sua limitação e reconhecer que é o Senhor Deus quem o protegia, quem o sustentava e quem o salvava dos seus inimigos.    

Pela nossa própria força, não conseguiremos resolver nem mesmo a metade dos problemas que nos cercam; e cá entre nós, os problemas são nossas responsabilidades, pois, foram nós [eu e você] que os provocamos; o desespero é uma saída; mas é uma viagem sem volta; a verdadeira resolução está em reconhecermos que somos limitados [somos pecadores] e confiarmos que é do Senhor Deus que vem a nossa proteção, o nossos sustento e a nossa salvação. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário