Pesquisar este blog

quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Reflexões de um neófito: Livro dos Salmos: [2/150] - Salmo 02


Continuando, [depois de uma pausa] as reflexões no Saltério; Agora estamos no seu segundo salmo; e esse capitulo nos faz refletir em varias  temas, como; Conspiração humana, Soberania de Deus, Reinado Davídico, Reinado Messiânico e outros...

A intenção nessa extensa serie é entendermos qual seria a Teologia dos muitos capítulos do Saltério; Sempre [no que eu entendo] de visão reformada e equilibrada das coisas; para assim, podemos entender [melhor] e louvar a Deus utilizando os Salmos. 

Neste segundo capitulo, o salmista Davi inicia a sua oração se indagando sobre as conspirações humanas contra o Senhor Deus e contra a sua própria pessoa, [que prefigurava  o reinado de Cristo Jesus]. Rebeliões essas, que almejavam o completo rompimento da influencia ou mesmo de tudo [no sentido literal] que fazia referencia a Deus a seu Rei terreno; e percebemos, que na pós modernidade que vivemos, essa coalizão do mal, ainda persiste em defender um completo rompimento da influencia e da referencia do Cristianismo na história da humanidade; No contexto pós cristão que vivemos, poderíamos elencar varias personalidades e até mesmo, algumas instituições que promovem ataques ao Cristianismo, à Bíblia e a tudo que o representa; 

Entre eles estão:

Os quatro Cavaleiros do Ateísmo: (Richrd Dawkins, Sam Harris, Daniel C. Dennet e Christopher Hitchens*) que promovem cruzadas, escrevem livros, publicam artigos científicos e teológicos  em nome do Ateísmo; Temos o Congresso Federal do Brasil, discutindo, organizando e aprovando leis que ferem direitos individuais e coletivos, referentes a liberdade de expressão e liberdade de culto religioso, [entre elas: PLC 122/2006 - Lei da "Homofobia" ou dos Privilégios das "Minorias", ou da Amordaça Gay]; Temos Governos, de diversos Países, que punem com a morte [Países Islâmicos] a todos aqueles que se envolvem com outra religião [em especial, o Cristianismo]; 

Isso é um pouco dos exemplos modernos de conspiração humana contra o Senhor Deus, contra Cristo Jesus, contra a Escritura e a Igreja; Todavia; O salmista Davi, que também era o Rei de Israel [pessoa na qual repousava parte da perseguição], por incrível que pareça, não temia a mesma! Podemos tirar uma valiosa lição dos versos 4 e 5, que diz: "Ri-ze aquele que habita nos céus; o Senhor [Adonai] zomba deles. Na sua ira, a seu tempo os confundirá"; O Rei Davi acreditava na soberania de Deus! A Confiança [que significa fé] que o representante do próprio Cristo na Terra tinha em relação ao controle de Deus sobre os povos [amigos e inimigo]  o fazia não temer a ameaça da coalizão humana; Meus irmãos, sabemos que o representante do próprio Cristo na terra [hoje em dia] é o seu próprio corpo [que é a Igreja do Deus vivo]; A Igreja deveria aprender com o Salmista Davi; A Igreja deveria acreditar na soberania de Deus como o Rei Davi acreditava; Podem existir muita perseguição [como de fato existe, e infelizmente, só tende a piorar], mas, o Senhor nosso Deus nos fala pela boca do seu Rei terreno [representante do governo de Cristo Jesus] que: "Eu, porém, constituí o meu Rei sobre o meu santo monte Sião". Esse Rei é Jesus; Esse Rei é o próprio Filho de Deus;  Nós [a Igreja] podemos até nos preocupar, mas, não devemos nos desesperar por causa da perseguição, rebelião e coalizão ímpia dos homens contra Deus e contra a Igreja [ela mesma], pois, Cristo Jesus é o nosso verdadeiro Rei; é o nosso verdadeiro Senhor; é a Ele que devemos rogar e principalmente, é a Ele que devemos confiar; pois, o seu governo é absoluto; Ele é soberano sobre todos; nada e ninguém pode fugir da sua soberania; descansemos na soberania de Deus.

Desejo encerar por aqui; Acredito que seja esse tema [Soberania de Deus] o maior ensinamento que o Salmo 02 nos possa fazer refletir; eu poderia ter falado também sobre outros temas, mas desejo encerar por aqui; Que o Senhor nosso Deus nós ajude a compreender a cada dia mais que Ele é Senhor; que Ele é o Soberano do Universo; que tudo está na sua mãos; que nada foge do seu controle; e que devemos fazer como o Salmista Davi fala no ultimo versículo deste capitulo:

"Bem-aventurado todos os que nEle se refugiam". (Salmo 2:12b)

Nenhum comentário:

Postar um comentário