Pesquisar este blog

quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

O Que Nós Verdadeiramente Somos...


Boa tarde; gostaria de convidar a refletir sobre a realidade humana. Isso na perspectiva bíblica. Em breves palavras gostaria de escrever sobre a realidade do homem, ele com Deus e sem Deus...

O texto bíblico que a meu ver resumem bem o que quero deixar como reflexão é esse aqui em baixo, na carta do Apostolo Paulo a Tito, no Capitulo três, dos versos terceiro ao sétimo, que diz:

“Houve tempo em que nós também éramos insensatos e desobedientes, vivíamos enganados e escravizados por toda espécie de paixões e prazeres. Vivíamos na maldade e na inveja, sendo detestáveis e odiando-nos uns aos outros. Mas quando se manifestaram a bondade e o amor pelos homens da parte de Deus, nosso Salvador, não por causa de atos de justiça por nós praticados, mas devido à sua misericórdia, ele nos salvou pelo lavar regenerador e renovador do Espírito Santo, que ele derramou sobre nós generosamente, por meio de Jesus Cristo, nosso Salvador. Ele o fez a fim de que, justificados por sua graça, nos tornemos seus herdeiros, tendo a esperança da vida eterna. (Tito 3:3-7)”

Acredito que o texto seja bem claro, e me baseando nele, gostaria de escrever o seguinte:

O homem natural, ou seja, o homem sem Deus é um ser imprudente por definição e natureza. É um ser que não gosta de obedecer a regras. Regras essas que podem vir das mais variadas instituições. Sejam elas instituições civis, religiosas ou sociais. O homem natural é um ser voltado à satisfação da sua própria imprudência, isso, tendo como base o desrespeito pelo que é de direito. O homem natural vive uma vida de ilusão, pois acredita que sendo ele o “maestro do seu próprio espetáculo” acredita que pode levar a vida como bem entende. O homem natural tem como referencial a cobiça. O homem natural é invejoso. O homem sem Deus vive uma vida baseada em ilusões provenientes da inveja. O homem natural é um ser egoísta. Hermético ao contato oposto. Hermético as boas obras. Hermético ao amor verdadeiro. O homem natural é um ser egoísta que odeia o que é bom. O homem natural é um ser voltado ao próprio EU. O homem natural não tem amor ao próximo. O homem natural só pensa nele mesmo. O homem natural é um ser hedonista. Cuja ideal de vida é baseada na busca do prazer e da autossatisfação. O homem natural é escravo dos prazeres que até trazem doenças – como de sexo sem compromisso, álcool e dos cigarros. O homem natural é tudo isso e um pouco mais...

Contudo;

A misericórdia que só Deus tem foi manifestada a essa comunidade de pecadores que é a sociedade humana. O amor de Deus foi enviado ao homem natural. Deus enviou Jesus ao mundo dos homens sem Deus. Jesus veio em forma de homem natural, mas de natural ele não tinha era nada. Pois, Jesus tinha sido profetizado pelo próprio Deus em Gênesis e logo depois por alguns outros profetas. Jesus nasceu de uma forma não natural. Jesus nasceu de uma mulher que nunca tinha tido contato sexual. Nasceu Jesus de uma virgem que se chamava Maria. Jesus cresceu como qualquer outro menino. Jesus tinha sido uma pessoa aparentemente normal se ele não fosse o filho do Deus vivo...O Filho de Deus veio ao mundo dos homens sem Deus. Jesus veio ao encontro daqueles que não queriam nada com ele. Jesus veio restaurar esse homem egoísta, hermético, hedonista e odioso. O restaurar do homem natural não é baseado em alguma coisa ou realização ou mesmo obra praticada pelo mesmo homem, mas unicamente pela obra redentora da cruz de Jesus. O homem que é considerado até sendo INIMIGO DE DEUS agora é considerado como FILHO POR ADOÇÃO através do sacrifício e ressurreição de Jesus.Pela cruz de Jesus o homem sem Deus passou a ser um novo homem. Um homem agora a serviço de Deus. Um homem ainda cheio de vícios, mas tendo a esperança de vida eterna. O Cristão aparentemente em nada se diferencia do homem não cristão a não ser a sua convicção de vida eterna após a morte. O que diferencia o homem crente na ressurreição daquele que não crer não é as roupas que ele usa, não são as musicas, não são os “glorias a Deus no meio da rua” é a sua fé!

Pois vocês são salvos pela graça, por meio da fé, e isto não vem de vocês, é dom de Deus; (Efésios 2:8-9).

O próprio Deus coloca no homem natural a capacidade de acreditar nEle mesmo.O próprio Deus é que escolhe aqueles que Ele quer salvar. O próprio Deus é o responsável pela esperança do Crente. O homem que não é alcançado pela irresistível graça do Senhor vai para o inferno.É Deus que salva.É Deus que faz com que entendam a mensagem!É Deus a diferença de tudo. O homem que era cheio do engano e cheio da busca pelo prazer para o prazer entende que agora ele não deve gastar o seu tempo nessa busca vazia, pois o prazer pelo prazer só é prazeroso no ato no restante do dia o prazer não existe. O homem natural não pode realizar boas obras, mas depois do chamado incondicional de Deus esse homem passar a entender quem é Deus e o que é ele perante esse Deus e entende que ele é pó e Deus é Deus.O homem natural, o homem normal é um pedaço de carne pensante que no final de sua vida vai para o inferno, contudo, se Deus o fizer entender o quanto é pecador, esse homem se arrepende e muda o rumo da sua vida, não por alguma atitude vinda dele, mas do único Deus que ama esse homem e deseja a sua restauração. A queda proveniente da desobediência de Adão tornou todos os outros homens pecadores. tornou toda raça humana inimiga de Deus e condenada ao inferno, mas a misericórdia de Deus foi manifestada ao um remanescente e a esse remanescente é chamado de eleitos. O homem natural é a imagem e semelhança do Deus vivo assim como aqueles que são eleitos por Deus. O homem natural por si só é impossível realizar alguma coisa boa. Mas se ele realiza, como por exemplo: Um ateu resolveu doar alguns milhões de reais para a construção de um orfanato. Esse ato não veio dele e sim do Deus que o criou. Qualquer espécie de realização boa vem de Deus. O homem não tem capacidade de conhecer a Deus pelos seus próprios meios e nem mesmo de ajudar outros. Se não for o próprio Deus fazendo com que entendam a mensagem do Evangelho, o homem continuará sua saga de autodestruição e no fim vai ir para o inferno. O homem é totalmente mal, contudo, Deus ama muito o homem. tanto que ele enviou Jesus ao mundo. se entender isso, então, posso afirmar sem medo, você é um eleito de Deus pois você entendeu a mensagem.

Toda honra e gloria seja dada a Deus. Pois só Ele merece receber louvor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário