Pesquisar este blog

terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Eu me converti ou Deus me converteu?


Base Bíblica: Vocês estavam mortos em suas transgressões e pecados, (Efésios 2:1)

Bem, iniciando do pressuposto que o homem natural é espiritualmente “morto-vivo”, esse, não tem condições de se converter a não ser em mais malignidade que provem da própria carnalidade. Procurando em um dicionário o significado da palavra “converter”, vemos que significa no sentido mais amplo – transformação e procurando o significado da palavra converti significa literalmente – transformei ou “me mudei”. Sendo o homem natural um ser que escassa todos os meios para o hedonismo, pelas suas próprias forças, ele não teria condições de perceber que os tantos caminhos já traçados são na realidade caminhos de destruição, caminhos largos para o inferno.


Pois o Senhor aprova o caminho dos justos, mas o caminho dos ímpios leva à destruição! (Salmos 1:6)

Há caminho que parece reto ao homem, mas no final conduz à morte. (Provérbios 16.25)

"Entrem pela porta estreita, pois larga é a porta e amplo o caminho que leva à perdição, e são muitos os que entram por ela. (Mateus 7:13).

O homem natural não tem condições de se perceber pecador e carecido da graça de Deus. O homem natural nem mesmo pensa que seja um pecador. E há aqueles que ainda nem acreditam na existência de Deus. E outros (da mesma laia) que nem mesmo dão testemunho de serem “Crentes” tocados por Deus.

Contudo; A bíblia nos mostra que a fé que temos em Deus não vem de nós mesmos. Ela se encontra com o próprio Deus, e dEle, a fé é outorgada (Consentida).

Pois vocês são salvos pela graça, por meio da fé, e isto não vem de vocês, é dom de Deus; (Efésios 2:8).

Sendo que a confiança genuinamente bíblica vem do próprio Pai das luzes, que é Deus, como eu posso afirmar que “eu me converti ao Cristianismo”? A resposta certa é – é Deus que converte o homem decaído em um homem outrora pecador, mas justificado de todos os seus pecados pelo sangue de Jesus.

Quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo. (João 16:8).

Esse versículo nos mostra que no homem natural não possui nenhuma capacidade especial de compilação e transmissão da mensagem do evangelho na medida que faz com que o receptor da mesma entenda o seu próprio estado de separação com Deus. A fé genuinamente bíblica vem do próprio Deus. A fé salvadora vem do próprio Deus, sendo assim, é Deus quem escolhe quem Ele vai abençoar com a vida eterna...Então, acredito que o certo seja – “Deus me converteu para a gloria dEle”. E errado – “eu me converti para a glória de Deus”.O homem natural, descendente de Adão (todos nós) – não perceberá que suas atitudes são erradas aos olhos de Deus, a menos que o próprio Deus revele isso ao homem. Então, se Deus não intervir no curso lógico da historia, o homem nunca teria a chance de se apresentar na presença de Deus. Hoje, aos eleitos que Deus convocou, Ele, os perdoou de todos os seus pecados. Ele, o chama de filhos, todos por adoção, pois foram comprados duas vezes. Ele os capacita para a pronunciação da verdade bíblica.

Como pode o crente em Jesus pronunciar que – “eu me converti”!!!, Ele deveria dizer – “fui convertido por Deus”.

O homem natural não se enxerga necessitado de arrependimento na medida em que o homem que está arrependido mostra que o arrependimento não é necessariamente um sentimento humano. Para o homem natural pedir perdão a Deus, é necessário o esclarecimento do seu próprio estado de depravação e somente o Espirito De Deus pode esclarecer isso ao homem.

É Deus quem transforma o homem – então – o certo é – é Deus quem converte...

Nenhum comentário:

Postar um comentário